Valença

Profª. Márcia Rocha é pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia,possui duas especializações: Interdisciplinaridade e Política do Planejamento Pedagógico. É presidente do Conselho Municipal de Educação do município de Valença(2010 - 2012). Atuou como coordenadora do Curso de pedagogia FAZAG (2008 - 2010)atualmente é professora de graduação da FAZAG, Coord. Pedagógica do município de Valença-BA, profª. do curso de pedagogia da UNEB pela PARFOR, presta consultoria para a Editora Moderna.
FORMATURA DE PEDAGOGIA DA UNEB
RIBEIRA DO AMPARO
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
I AMOSTRA DE SABERES DA EJA - PEDAGOGIA FAZAG
I AMOSTRA DE SABERES DA EJA
A Amostra de Saberes da EJA foi desenvolvida numa parceria entre a turma do IV semestre 20211.2 de pedagogia da Faculdade Zacarias de Góes sob a orientação da Profª Márcia Rocha e a Coordenação Municipal da EJA de Valença Profª Cyntia Ferreira, envolvendo alunos da EJA da Escola Municipal Getulio Vargas. Tem como objetivo a valorização do saber popular.
Entre escolas e comunidades circulam, dois grandes grupos de saberes. Os saberes acadêmicos, de teses, publicação de livros etc. E os saberes comunitários ou saber popular, estes saberes não precisam estar em posição oposta, o saber científico não precisa estar em oposição ao saber local.
Para o educador Paulo Freire, para que ocorra uma educação significativa e de qualidade é preciso que ambos os saberes encontrem espaços de interseção.
LOCAL: Escola Municipal Getulio Vargas
HORÁRIO: 19:30
DATA: 06-12-2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Oficina Arte na Escola - confira como foi maravilhosa!!!!
A FAZAG como uma Instituição de Educação Superior socialmente responsável promoveu uma tarde de aprendizagem lúdica com os alunos da Escola Municipal Eraldo Tinoco do Bairro da Bolívia, confiram as fotos:
terça-feira, 25 de outubro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
1º Encontro de Educação do Colégio Anchieta Salvador - Pituba
Encontro de Educação 08/10/2011
Ao completar, este ano, três décadas de tradição e referência de ensino na Bahia, o Colégio Anchieta realizou o 1º Encontro de Educação, organizado pelo CEA - Centro de Estudos Anchieta, nos dias 07 e 08 de outubro, na sede do Colégio, na Pituba.
O evento, que marcou a inauguração do CEA, reforça o conceito Formando Pessoas para Transformar o Mundo, instituído pelo Colégio Anchieta.
Ao completar, este ano, três décadas de tradição e referência de ensino na Bahia, o Colégio Anchieta realizou o 1º Encontro de Educação, organizado pelo CEA - Centro de Estudos Anchieta, nos dias 07 e 08 de outubro, na sede do Colégio, na Pituba.
![]() |
Profª Márcia Rocha palestrando sobre a importância da parceria entre escola e a família |
O Encontro teve como tema central: A educação como base da sociedade contemporânea e através de palestras e oficinas foran discutidas e analisadas temáticas com o Bullying, as profissões do futuro e a sustentabilidade sócio-ambiental, orientação para a sexualidade, linguagem e comunicação nas redes sociais.
![]() |
Palestra: Escola e Família - Profª Márcia Rocha |
O evento, que marcou a inauguração do CEA, reforça o conceito Formando Pessoas para Transformar o Mundo, instituído pelo Colégio Anchieta.
I Simpósio Internacional de Baianidade na UNEB CAMPUS Seabra.
O encontro receberá todos e todas das diversas identidades em Seabra, centro geográfico da Bahia e de 13 a 16 de outubro centro de discussões sobre a Bahia.
MESA COORDENADA POR MIM:
Domingo dia 16/10/2011
MESA 8 – Letramento, inserção social, variação linguística e baianidade
Márcia Cristina Rocha de Souza Vieira (coordenadora) – Educação pública no cárcere: desafios da Escola Prisional de Valença-BA, na busca da re-inserção social dos apenados
Adilsomar de Oliveira Leite – O multiletramento como abordagem pedagógica de ensino: reflexões sobre a produção textual de educandos baianos
Jaci Leal Pereira dos Santos – As práticas sociais de letramento nas comunidades quilombolas: Tapera Melão e Olaria em Irará – BA
Tássia Fernanda de Oliveira Silva – Questões étnico-raciais e letramento: algumas reflexões
Izabel Cristina Lima Dias Rocha – A variação na concordância de número no sintagma nominal no português popular de Jequié
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, MARXISMO IRECÊ 2011
Ministrando o minicurso:
Novas tecnologias a serviço dos movimentos sociais e de luta
Irecê - minicurso
Aluna do minicurso
Minha turma - Vocês foram MARAVILHOSOS!!!!!!
Graduandas em biologia
Meninas vocês foram nota 10!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)