Minhas Andanças 2010

INGLATERRA 


BIG BEN - POR MÁRCIA ROCHA
 Certamente um dos pontos turísticos mais fotografados de Londres é o Big Ben que é geralmente associado à torre do relógio do Palácio de Westminster.
Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Britânico, nem tão pouco a sua torre Clock Tower . É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster.
O Big Ben é o símbolo distintivo de Londres, a torre Clock Tower foi inaugurada no dia 31 de maio de 1859, localiza-se junto, às margens do Rio Tamisa.

Canterbury
Ao fundo a Catedral de Canterbury -  A igreja-mãe do mundo anglicano


Ela é uma das mais antigas do país e ela é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Para vocês terem uma ideia da importância desta catedral, ela seria mais ou menos como o Vaticano da Inglaterra.
No final do século VI o Papa Gregório resolveu difundir o catolicismo aos pagões da Inglaterra e enviou o abade Agostinho para Canterbury.  O rei Etelberto de Kent foi convertido, a população evangelizada, Agostinho foi transformada em arcebispo e mais tarde em santo e a cidade considerada o coração do cristianismo inglês, sendo deste período a construção da primeira catedral.

  
British Museum - Mármore do Párternom

Na foto os mármores do Pártenon, também conhecidos como mármores de Elgin

Londres é definitivamente uma overdose de cultura mundial, pois a maior parte de sua população é estrangeira, proveniente de centenas de países diferentes, nesta cidade cosmopolita são faladas cerca 200 línguas, portanto em  Londres se ouve todas as línguas, me senti na torre de Babel. Londres é multicultural e isso me fascinou.
O escritor londrino Peter Ackroyd, no livro 'Londres: a Biografia escreveu: "Londres sempre foi uma cidade de imigrantes".
Esta cidade chegou a ser conhecida como "a cidade de nações" e como um "agrupamento de várias nações", distintas umas das outras por seus respectivos costumes, hábitos, e interesses.
Definitivamente em Londres respira cultura, o Museu Britânico localiza-se no centro de Londres e foi fundado em 7 de junho de 1753. O British Museum é considerado o mais importante da cidade possui cerca de dois milhões de itens a sua coleção permanente inclui peças como os frisos do Pártenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin. São peças da Grécia antiga, do Egito, sobre as particularidades dos povos asiáticos, da era industrial na Europa… É um espaço dedicado à história do mundo.
O que mais me impressionou foi os mármores do Pártenon, (foto anterior) que faz parte da grande coleção de esculturas em mármore levada da Grécia para a Grã-Bretanha em 1806 por Thomas Bruce.
A que hoje é o motivo de uma grande guerra judicial entre a Grécia e a Inglaterra, abaixo escreverei mais sobre isso.

 
 Castelo de Windsor

O Castelo de Windsor localiza-se na cidade de Windsor, condado de Berkshire. Com a função de Palácio Real, juntamente com o Palácio de Buckingham em Londres e o Palácio de Holyrood em Edimburgo, é uma das principais residências da monarquia britânica, que nele passa a maior parte dos finais de semana.

GRÉCIA


Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comummente conhecida como "A Acrópole" sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Pártenon e o Erecteion.
 

Ao fundo o templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olympeion, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus. Está localizado no centro de Atenas, na Grécia. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.
As 15 colunas do Templo de Zeus Olímpico que estão conservadas e “em pé” dão a perfeita idéia da grandiosidade da construção que acabou de ser construída no ano 129 AC.

Na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original. Acontece que ele tinha muita idéia e pouco dinheiro, e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isto no ano de 163 a.C.

Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.

Hoje vendo as 15 colunas que restaram fiquei impressionada com a grandiosidade, imagine quando eram 104 colunas coríntias!!! Que tinham 17 metros de altura e com um diâmetro de base de 1,7 metros!!!



O novo museu da Acrópole
A inauguração deste edifício em junho de 2009 acordou velhas paixões dos gregos e a reavivou as disputas com Londres, porque os gregos ainda não desistiram de recuperar os mármores de Elgim que estão no museu Britânico.
O enorme vazio no prédio de vidro estranhamente fincado no bairro turístico de Plaka, em Atenas, grita ao visitante uma mensagem pouco conceitual e muito política: os gregos querem suas peças de volta.

Querem tanto que ergueram ao pé das ruínas da Acrópole a enorme estrutura de metal, concreto e vidro assinada pelo suíço Bernard Tschumi. O efeito é de notório contraste com as casas modestas ao redor.
Os gregos passaram oito anos construindo um novo museu. Gastaram 130 milhões (cerca de R$ 315 milhões) e deixaram dois dos quatro andares praticamente pelados só para dizer que agora, sim, têm onde abrigar a coleção de mármores do Parthenon que lorde Elgin, então o embaixador britânico no Império Otomano, levou para Londres no século 19.

Nas salas V, VII, VIII e IX, com a decoração escultórica do Pártenon,  réplicas grotescas de gesso preenchem o vazio dos mármores do Pártenon e placas abaixo das esculturas de gesso indicam que os originais estão no British Museum e que uma ação corre na justiça buscando a sua recuperação. Infelizmente não pude registrar com fotos, pois neste museu é proibido o registro fotográfico.

Dois dias antes de Chegar na Grécia tive oportunidade de admirar os famosos Mármores de Elgin no British Museum. Eles são impressionantes poderia dizer: ESPETACULARES.  Quando estava diante das réplicas de gesso dos mármores do Partenon no museu da Acrópole em Atenas senti uma dor que não era minha, porém doeu como se fosse a dor do grego que tem consciência que os ingleses nunca devolverão os mármores do Parthenon para eles,  porque se vierem a fazê-lo, criarão precedente e futuramente também poderão ser forçados a devolver a Pedra de Roseta e dezenas de sarcófagos para os egípcios, além de altos relevos de palácios da Babilônia para os iraquianos, entre muitíssimas outras peças valiosíssimas!

Abriria também precedente para a ìndia recuperar o famoso diamante Koh-i-Noor, que hoje faz parte das jóias da coroa.

BELGICA


Descobri que eu conhecia muito pouco sobre este país, a Bélgica, até visitá-lo.
Primeiro, não existe um idioma belga. As pessoas falam dois idiomas: na metade norte do país, o holandês (mais puro que o da Holanda, sem misturas com o inglês); e na metade sul, o francês. A explicação está em que o país abriga duas comunidades de origens diferentes, a flamenga (ao norte) e a vala (ao sul).

Segundo, a Bélgica é reconhecida como sendo o verdadeiro país das batatinhas fritas (e não a Holanda, nem a França). Também é o país da cerveja (dizem haver um tipo diferente para cada dia do ano), como também do chocolate (mais forte e amargo do que o suíço).

A Bélgica é um país que parece ser formado por uma mistura de outros países e culturas, principalmente da Holanda, França e Alemanha. Em área, é um pouco menor do que a Holanda; é também menos populoso, tendo em torno de 10 milhões de habitantes, enquanto que a Holanda tem 16. A arquitetura belga recebeu muita influência da Holanda, mas é mais diversificada. Os prédios antigos são estreitos e retangulares, com grandes janelas, como na Holanda. Tem, também, muitas igrejas e prédios, muitos deles públicos, em estilo romano e gótico.

Os elegantes restaurantes e cafés na Grand Place de Bruxelas

Bruxelas é a capital da Bélgica é também a cidade mais populosa do país, tem ares de cosmopolita, com muitos empreendimentos e prédios modernos. Há alguns anos Bruxelas assumiu o papel de Centro da União Européia.


Grand Place de Bruxelas

A praça que Victor Hugo escritor francês do séc XIX, considerou a mais bela do mundo.
Prédios de estilos arquitetônicos variados, museus e chocolatarias estão reunidos na `Grand Place´
Tudo acontece na Grand Place gente de toda a terra encontrei lá. A mais bela praça de toda a Europa mistura diferentes estilos arquitetônicos.

Grand Place é um ponto famoso da cidade, é uma espécie de praça circundada por prédios antigos, em estilo barroco. No século XII, era o centro político e econômico da cidade. Em 1695, a praça foi destruída e levou 4 anos para ser reconstruída, ficando novamente pronta em 1700.

Hoje, alguns prédios servem de sedes do governo, de museus, hotéis e lojas. Realmente, a praça é surpreendente; e os prédios, maravilhosos. De noite, a praça ganha um clima muito especial com a iluminação dos prédios e o show de luzes. Também é comum ocorrerem apresentações culturais e shows de música, como pode ser visto por imagens seguintes. Durante a noite, o centro de Bruxelas é muito movimentado, com muitos turistas circulando. Existem variados bares, restaurantes, pubs e discotecas, para todos os gostos .



Manneken Pis Fountain

Uma curiosidade em Bruxelas é o Manneken Pis Fountain, que é uma pequena estátua de bronze com um menininho urinando, que data de 1619. Existem várias lendas a respeito da estátua, que até já virou ponto turístico importante. De qualquer forma, me lembrei de um boneco que existia no Brasil quando eu era criança, chamado Manequinho. Agora descobri o porquê do nome.

O Manneken-pis é tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade. A história começou na idade média, quando aqui havia uma fonte, e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez a estátua do menino para embelezar o local. O monumento fica na esquina das ruas Stoofstraat/Rue de L'Etuve e Eikstraat/Rue du Chêne e geralmente está rodeada de pessoas fotografando e sendo fotografadas. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade. Quando chegar lá não se surpreenda com o tamanho. O Manneken-pis é bem menor do que a maior parte das pessoas imagina

Chocolate belga... hum...
Aqui pude saborear o chocolate mais gostoso do mundo...

Manneken

Tudo por aqui gira em torno dele...
Observe:




O Atomium

Esta enorme estrutura composta de 9 esferas interligadas por tubos é o Atomium. Tem 102 metros de altura e fica no Parc D´Ossegem, norte da cidade. Ele foi inaugurado em 1958, como ponto central da feira mundial de Bruxelas. Na hora de escolher um símbolo para a exposição, decidiram homenagear a importância da Bélgica na produção do aço, por isto foi feito este monumento na forma de um cristal  de ferro aumentado 165 bilhões de vezes.
Quase todas as esferas são interligadas por esteiras e escadas rolantes. Em cada uma delas há atrações e exposições audiovisuais. Da esfera mais alta, que fica numa altura equivalente a um prédio de 30 andares, tem-se uma vista fantástica de toda a cidade


HOLANDA

Adicionar legenda


Eu não sabia que, no idioma holandês, Haia é chamada de Den Haag. Haia, ou Den Haag, é a capital política da Holanda (onde está a sede do Parlamento). Não é uma cidade grande; possui cerca de 500 mil habitantes.

A minha chegada: Haia. Sim, a famosa Haia, que tanto influenciou a História Brasileira foi um pouco cansativa devido a viagem longa e passando pro Delft tivemos um pequeno problema com o ar condicionado de nosso bus.



Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça
Para quem não lembra, foi em Haia que aconteceu a Conferência de Paz de 1907, em que o notável jurista brasileiro Rui Barbosa defendeu o princípio da igualdade jurídica entre as nações, fossem potências ou não. Devido ao seu destaque, Rui Barbosa recebeu o apelido de “Águia de Haia”.

O Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas.

Também foi nessa cidade que Maurício de Nassau, governador das possessões holandesas no Brasil, construiu uma graciosa casa, hoje o Museu Mauritshuis.

Essa cidade holandesa é muito famosa por sua porcelana azul e branca, que imigrantes trouxeram da Itália no século 16.

Quando se pensa na Holanda, algumas imagens vêm na mente: as tulipas, as bicicletas e as ciclovias, os canais, as casas flutuantes, mas entre todas estas coisas citadas os moinhos
 é que mais marca.
Kinderdijk é o maior conjunto de moinhos existente na Holanda. São 19 moinhos construídos nas primeiras décadas do século 18. Em 1997, a Unesco tombou o lugar tornando-o Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade. Os moinhos eram usados, nesta região, para retirar água da chuva que alavaga a terra. Funcionava como uma bomba de água que levava o excesso para o rio principal, drenando o terreno.
Em 1953, eles foram desativados e hoje se tornaram uma atração turística.

Os canais do Rio Amster

Construir canais e diques, é uma experiência milenar na Holanda.
O nome oficial do país já indica seu maior desafio natural: nederland (em holandês) significa “países baixos” é uma região de pântanos e alagados, formados pelos estuários dos rios Reno, Mosa e Waal.
Os habitantes que escolheram essas planícies como morada tiveram de lutar sem trégua, durante séculos, contra as enchentes (dos rios) e as tempestades (do mar); acredita-se que os primeiros diques foram construídos há 1.200 anos!
Com uma experiência milenar em engenharia hidráulica, os holandeses se tornaram hábeis construtores de canais. Sabendo aproveitar o ambiente de estuário, eles usaram a própria água como principal via de transporte, levando mercadorias e passageiros a todo recanto ou ilha.

Algumas curiosidades históricas sobre a Holanda que eu não sabia...
1. Amsterdam é a capital da Holanda, mas só no nome.


Historicamente a capital dos Países Baixos sempre foi Haia, 56 quilômetros ao sul. É lá que está a sede do governo (ministérios, parlamento, senado etc), da monarquia e as embaixadas. A história da capital mudar pra Amsterdam começou quando Napoleão invadiu a região e pôs o irmão, Louis Bonaparte, como Rei da Holanda.

2. A Bélgica já foi parte da Holanda.



3. O nome do país não é Holanda.


Poisé, apesar de eu (e a maioria dos brasileiros) usar Holanda, o nome certo é Países Baixos. E o que é Holanda?
Hoje em dia são duas províncias: Holanda do Sul, cuja capital é Haia; e Holanda do Norte, onde fica Amsterdam, cuja capital é... o Haarlem!

Mas antes da unificação dessa região no Reino dos Países Baixos, ela era composta de diversos micro países. Um deles se chamava Holanda, e era o mais famoso. Tão famoso que quando todos os pequenos países se unificaram no Reino dos Países Baixos, muita gente continuou usando Holanda, no melhor estilo "Gillete em vez de lâmina de barbear".

E, convenhamos, Reino dos Países Baixos dá muito mais margem pra piadinha idiota...


Retirado de: 6 curiosidades históricas sobre a Holanda (que você não sabia) — Ducs Amsterdam http://www.ducsamsterdam.net/6-curiosidades-holanda/#ixzz1ckPlsYqG

FRANÇA



Torre Eiffel
O mais belo símbolo de Paris a Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada após o seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.



 Catedral de Notre Dame - Paris
 Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, daí a origem do nome "Notre Dame" ou "Nossa Senhora".
 Está situada na praça Parvis, na pequena Île de la Cité, em Paris. É rodeada pelas águas do Rio Sena.

As impressionantes torres onde vivia e trabalhava o famoso Corcunda de Notre Dame da imaginação de Victor Hugo estão também abertas ao público.


Louvre

Museu do Louvre
Pertinho da Monalisa - Leonardo da Vinci
 
O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Museu do Louvre
É sem dúvida o museu mais visitado do mundo em 2007 teve 8,3 milhões de visitantes, em 2009 com 8,5 milhões.
Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes
­Versalhes serviu como capital política da França e ponto de concentração da corte de 1682 até 1789.
A Sala dos Espelhos é um salão de baile espetacular, com 72 m de comprimento e 17 espelhos enormes em um de seus lados (ornamentos que custaram muito caro na época). Os cortesãos podiam se admirar nos espelhos enquanto dançavam.
Os espelhos também eram projetados para refletir a pintura do teto, que ilustrava e homenageava os primeiros anos do reinado de Luís 14. Do outro lado da sala, uma fileira de janelas se abria para os enormes jardins e o pôr do sol.
Jardins de Versalhes

Jardins de Versalhes, um espetáculo à parte!!
A área externa, atrás do castelo é tão grande que você quase perde de vista, nela estão os jardins e também um espaço de mata densa utilizado antigamente para caça. E acredite é impossível percorrer todo o jardim a pé em um dia, eu e Márcio alugamos um carrinho, extraordinária idéia sugerida por ele, afinal os jardins são tão grandes que se tentássemos conhecê-lo a pé não conseguiríamos e ficaríamos esgotados fisicamente. O carrinho foi uma excelente idéia. De fato uma idéia tão boa quanto cara o aluguel custa 35 euros a hora. Mas vale a pena e recomendo a todos que aluguem.



O carrinho possibilita percorre os jardins através de um percurso pré-estabelecido e quando desejamos visitar um local específico é só descer e fazer a visita a pé. Muito legal mesmo. Mesmo assim demoramos 02 horas e 30 minutos pra passar pelos principais locais do jardim. Isso porque não demoramos muito em nenhum lugar exceto na fonte musical e não fizemos o paseio de barco a remo.
Fonte musical

Como toda a obra do castelo, a criação dos jardins de Versalhes exigiu uma enorme quantidade de trabalhadores e teve como paisagista Andre Le Nôtre, mas mesmo assim, todos os projetos deveriam ser aprovados pelo Rei. Estátuas de mármore e bronze foram colocadas pelos caminhos de todo o jardim. A terra, e todas as plantas foram trazidas dos mais diversos locais da França.



O eixo central dos jardins de Versalhes é o Grand Canal, de 1,7 km de comprimento, que foi elaborado para refletir o sol poente. Ao seu redor ficam plantações, canteiros, alamedas e lagos, fontes (aproximadamente 1.400, incluindo uma espetacular, onde uma carruagem puxada por um cavalo carrega um Apolo triunfante), está é uma referência ao Rei Sol. Aliás, Versalhes inteira é uma referência a este monarca.




ESPANHA


Madri

A Plaza Mayor
A Plaza Mayor de Madrid foi construída por ordem de Filipe II (Filipe I de Portugal) no local de um mercado de origem árabe, fora das muralhas da cidade.


Plaza de Toros
Nas arenas lotadas, há muito mais que violência e crueldade. A disputa entre touro e toureiro tem tradições milenares que se confundem com as próprias raízes da Espanha, não tive coragem nem vontade de assistir a tourada, apesar dos protestos dos grupos que defendem os animais, as touradas sobrevivem como uma das mais controversas manifestações populares na Espanha e no mundo.


Cidade de Toledo
Toledo é uma cidade próxima a Madri e por 1000 anos foi a capital da Espanha e vale muito uma visita.
Toledo era famosa por sua tolerância religiosa e possuía grandes comunidades de judeus e muçulmanos, até que eles foram expulsos da Espanha em 1492; por isto a cidade tem importantes monumentos religiosos, como a sinagoga de Santa Maria la Blanca, a sinagoga de El Tránsito, e a mesquita de Cristo de la Luz.


Cidade de San Sebastian

San Sebastian



É uma cidade localizada no País Basco espanhol, capital da província de Guipúscoa. Rodeada pela Baía da Concha, junto ao mar da Biscaia, a cidade tem cerca de 183 000 habitantes.

ITÁLIA


Coliseu

O Coliseu foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano. O coliseu atualmente é a maior atração turística de Roma, com milhares de turistas pagando para ver o interior da arena, embora a entrada seja subsidiada para cidadãos europeus, e grátis para europeus menores de 18 e maiores de 65 anos.
Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. O Coliseu de Roma é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).


Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago, o coliseu era inundado por dutos subterrâneos alimentados pelos arquedutos que traziam água de longe.

Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina. Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores. Foi danificado por um terremoto no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção.


Fontana de Trevi
A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.
Quando anoitece a fonte fica toda iluminada, a zona acalma, os restaurantes abrem, o cheiro da comida italiana invade a praça.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, indubitavelmente, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.
PORTUGAL


Torre de Belém
A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém.